UMA VITÓRIA POR DIA

FORÇA, CORAGEM OU DETERMINAÇÃO?

Posted on: 16/05/2010

o covarde se isola em seu mundo e sua vida fica parada

Ás vezes é difícil encontrar coragem para mudar. Mesmo sentindo que determinado padrão precisa ser mudado, que não estamos felizes, incomodados com os resultados das nossas escolhas, bate um medo, uma dúvida sobre o incerto, sobre quebrar  vínculos, fazer novas tentativas, reconhecer   erros e assumir riscos. E ninguém quer arriscar !

Então pensamos… “Deixa disso, melhor ficar como está, por pior que seja, do que enfrentar o desconhecido e correr o risco de piorar as coisas. Bem ou mal, pelo menos conheço meu terreno e sei que, se eu quiser, tudo permanecerá como está.”

Mas esse é o problema. Ainda que pelo lado de fora ninguém note, deve existir uma espécie de sensor interno que dispara sempre quando não estamos felizes. Seu disparo tem um som agudo, continuo, incômodo, e fica lá, fazendo um barulho infernal até que façamos alguma coisa. O meu deve ficar atrás da pele do rosto, porque quando estou insatisfeita com algo, já se instala a minha tão conhecida “cara de cu”, que só desativa quando eu resolvo o que está me incomodando.

Se lembrássemos que corremos riscos mesmo quando não mudamos nada, talvez aprenderemos a arriscar mais, sabendo que o que conhecemos como risco, na verdade é o movimento da vida em direção á próxima página. Resistir a ela nos fará mal. É o arrependimento por não ter feito.

Se soubéssemos que, ao enfrentar os riscos, nossos fantasmas diminuem, seríamos mais ousados, lembrando que geralmente, nossos medos são criados por nós, a partir de nossas inseguranças e fantasias.

A vida de uma pessoa sem coragem não anda e, parados, somos engolidos por quem vem atrás. E é fácil perceber isso. Andando no shopping, encontramos aquele amigo que a muito tempo não víamos e logo perguntamos: O que tem feito da vida? E a pessoa conta um milhão de coisas: que trabalha em uma empresa bacana, que fez uma viagem sensacional, que acaba de comprar um carro novo de presente de formatura pro filho, que está fazendo um curso. Ficamos felizes pelo sucesso do nosso amigo, mas se não temos muito o que contar sobre os acontecimentos da nossa vida, e pior, se os acontecimentos não foram bons, é mais fácil dizer que estamos com pressa e encerrar o assunto, despedindo-se do amigo. Essa é a fuga dos covardes.

Assim como o tempo nos impõe determinados ciclos de crescimento, amadurecimento e envelhecimento, a vida carrega em tudo, possibilidades e oportunidades de mudança, sempre. Para ter coragem é necessário acompanhar o fluxo das coisas de forma positiva, tudo o que acontece, tudo que se move.  E nada disso tem a ver com dinheiro, tem a ver com a vontade de começar.

Coragem, força ou determinação?
Eu não sei diferenciar o que é força e o que é coragem e o que é determinação Penso que uma completa a outra, ou que podem até ser usadas como sinônimos. Eu acho que tenho as três coisas.

Sempre tenho na cabeça que se eu for esperar ter dinheiro sobrando pra fazer alguma coisa, nunca farei, porque o dinheiro não sobra nunca. Então é melhor idealizar e se comprometer logo. (só funciona com pessoas que assumem e honram suas dívidas.)

Passei um tempo da minha vida sendo covarde em algumas coisas, principalmente na minha fase de obesidade mórbida. Estava acomodada com um trabalho que detestava, com a vida que levava e com a situação do peso. Tinha vontade de mudar tudo, mas estava estacionada, empurrando meus dias com a minha barriga enorme, esperando sempre que algo mágico pudesse acontecer e resolver meus problemas. Decidi então mudar, fui estudar, me formei e mudei de emprego. Fiz a cirurgia de redução de estômago e mudei de formato completamente. Entrei de cabeça em um relacionamento que mudou mais uma vez a minha vida. Infelizmente não deu certo e mudei mais uma vez. Nesse último acontecimento, movida pela covardia alheia em resolver de forma correta os problemas, fui resolver a minha parte, , completamente fragilizada devido a um acidente de moto, no qual tive uma fratura exposta no tornozelo. Um dia depois da alta do hospital, fui fazer a minha mudança, com a ajuda de amigos.
Recentemente me matriculei em um curso completamente fora da minha área de atuação profissional, pois senti a necessidade de ter uma renda extra para pagar as parcelas do apartamento que estou financiando, sem ter que usar a minha renda oficial. Esse trabalho vai consumir meus finais de semana, noites, feriados, mas vai ajudar a concretizar meus planos.

Eu sou movida por impulso. Um impulso do imediatismo, da impaciência, que são dois defeitos, mas que pra mim, sempre são a mola propulsora da minha força, coragem ou determinação.

Nos exemplos que citei, agi sempre por impulso e imediatismo, mas fiz o que deveria ter sido feito. Se eu fosse esperar a situação melhorar, ter dinheiro sobrando ou dia estar ensolarado, o tempo iria passar, novos compromissos chegando e tudo iria ficar pra trás.Mas em todas as mudanças e atitudes que tive, as experiências foram boas, pois servem para ver o lado bom e ruim de tudo e mais que isso, serve para que eu tenha sempre a certeza que querer, poder e conseguir não é só a mais conhecida frase da Xuxa.

Egoísmo necessário
Chega então a hora de tomar as rédeas da nossa vida e pra isso é necessário um pouco de egoísmo. Imaginar que não existe mais ninguém no mundo e que tudo depende só de nós. Isso gera um impulso, uma determinação que é preciso fazer algo. Deixar de lado os problemas  e necessidades de outras pessoas e trabalhar em prol de nós mesmos.

Levando em consideração somente o mal de agora, sem se consumir com o de amanhã, fica mais fácil entender que tudo o que tem para ser vivido, deve ser vivido hoje e nele está a  força, coragem e determinação para construir o amanhã, sem medo de mudanças, consciente de que nada é estático, agradecendo pela possibilidade de se reinventar, ser quem quiser ser o tempo todo, assumindo riscos e consequências.

Ter vontade de tirar  a venda do comodismo e deixar a claridade do novo entrar.

Ter força para sair do quarto escuro. Do outro lado da janela, da porta, da rua, existe um mundo de possibilidades. Basta ter coragem de caminhar até lá.

1 Response to "FORÇA, CORAGEM OU DETERMINAÇÃO?"

Flor, eu vejo assim:
força para mim é sinônimo de acreditar que tudo vai mudar. Coragem é ter fé. E determinação é foco com pitadinhas de persistência.

Não acho que seja egoísmo. Se você não estiver bem com você em todos os aspectos como que vai ajudar o próximo, ou dar amor aos familiares e amigos?

O quere, poder e conseguir, vem da ação e reação. Se você pode té querer, mas se não agir, não poderá ter a reação para conseguir.

O trampo para conseguir pagar o seu apartamento é muita força, coragem e determinação.

Beijooooocas enormes e boa sorte em tudo.

Deixe um comentário

UM POUCO DE BEM E UM POUCO DE MAL. É SÓ MISTURAR COM ÁGUA.

Trabalho com comunicação há cerca de 10 anos.
.:.
RADIALISTA - Locutora profissional em espera telefônica, URA, spot comercial, corporativo, documentário, video-aula, áudio book, varejo, cerimonial e locução infantil.
.:.
PUBLICITÁRIA - Redação, desenvolvimento e criação de campanhas, comerciais, slogans e jingles.
.:.
EAD - Coordenadora de produção de material didático para Ensino a Distância
.:.
CONTATO
deborapodda@gmail.com
(11)95823-9013
.:.
*moro em São Paulo
*tenho duas filhas de 4 patas
*adoro cozinhar e comer
*palmeirense
*tenho transtorno compulsivo depressivo, em tratamento

ESSE BLOG serve como uma terapia para exteriorizar meus pensamentos, perceber minhas necessidades de mudança, avaliar meus erros e acertos, virtudes e defeitos.
Aqui tem minhas tristezas e alegrias. Meus sonhos, planos e conquistas.
Tem me ajudado! Espero que ajude você a também ter uma vitória por dia.
Um beijo.

Instagram

Natal no condomínio NAS HORAS VAGAS - cozinhando na casa dos amigos 🍽🍛
Não tem habilidade na cozinha?
Falta tempo?
Idosos, pessoas em repouso, limitação de mobilidade.
Faço as compras, cozinho na sua casa, embalo, etiqueto e deixo a cozinha organizada no final. 🛑Agendamento sob consulta de disponibilidade
