UMA VITÓRIA POR DIA

A diferença entre ser Bom e ser Bonzinho

Posted on: 12/07/2013

Flavio Siqueira sempre tem algo a dizer quando procuro palavras que confortem a minha inquietude.

Existe uma grande diferença em ser BOM e ser BONZINHO.
O BONZINHO faz as coisas por culpa, passando a mão na cabeça das pessoas, buscando ser aceito, por pena ou por comodidade e muita vezes, em nome do bem, acaba fazendo o mal. Ao passo que o BOM é aquele que faz as coisas a partir do amor, e esse entende que as vezes, esse amor diz NÃO, diz BASTA,  e as vezes isso pode gerar dificuldades. Pode gerar interpretações dos outros de que aquela bondade é um mal. E isso que as pessoas julgam como “mal”, lá na frente se apresentará como um bem na nossa vida (e na de outras pessoas) e da mesma forma, o que podemos julgar como um “BEM”, agradável, que faz cócegas na alma, terminará como maldade no nosso crescimento ou no  crescimento e na maturidade de outras pessoas.

Ser BOM é agir com consciência, sabendo o valor de cada coisa, elencando suas prioridades, suas responsabilidades e acima de tudo, revisando as suas motivações. Enquanto que o BONZINHO, tudo o que quer é agradar, fazendo e falando SÓ o que o outro quer ouvir.

Vivemos em uma cultura do bonzinho, do politicamente correto, das frases agradáveis. Mas o pensamento crítico é a bondade que nos salva desse sistema em que vivemos. Que repele, que restringe que não é bonzinho.
Daí chega um dia em que o indivíduo cansa de ser BOM e se questiona até que ponto valeu a pena. Ele espera  ser reconhecido por sua bondade, por seus atos.  Esperava reconhecimento no trabalho, na família, entre os amigos. E esse reconhecimento não vem. Não vem uma palavra, um aplauso, nada.

Valeu a pena ser o que foi, se preservar da corrupção, cuidar da sua mente, ajudar e falar para as pessoas nem sempre o que elas gostariam de ouvir?

Chega um momento da vida em que olhamos pra trás e nos perguntamos: “o que eu ganho com isso”? Por ser BONZINHO, a minha conta no banco vive no vermelho, não tenho coisas que gostaria, não cheguei onde queria chegar, nunca tive reconhecimento por aquilo que eu falo ou sou.

Enquanto que outras pessoas MEDIANAS, que andam junto com a manada,que fazem parte da engrenagem da sociedade,  são mais reconhecidas, mais valorizadas e tem mais importância. São aceitas, são queridas, são lembradas, são reconhecidas.

Se chegar nesse estágio, pense:
Que tipo de recompensa você espera em ser quem é? Se você quer aplausos e recompensas, seja igual aos outros.  E dali que virão os aplausos.

Mas, agir por consciência, ser BOM, ser JUSTO, tem como recompensa a única e melhor sensação que alguém pode ter, que  é a integridade que você mantém, apesar dos pesares.

Existem grandes pessoas que servem como pequenos faróis na vida de outras pessoas pequenas, com luzes artificiais. Tudo o que você puder fazer de BOM, não se compara com as engrenagens da maioria .

O que você espera do mundo? Que futuro você quer pra você? Devemos ter a consciência que BONDADE se mede pra dentro e recompensas devem ser vividas e sentidas interiormente, naturalmente.

Se não, vai chegar um tempo em que ser BOM, vai ser um peso e a falta de reconhecimento lhe amargurará. Que tipo de reconhecimento e que tipo de recompensa você espera?
Pense nisso.

Anúncios

1 Response to "A diferença entre ser Bom e ser Bonzinho"

Achei muito legal o que você escreveu. A gente vive em uma sociedade em que está tudo à venda – até a gente mesmo. Mas tem algo que o dinheiro não pode comprar: autenticidade; se sentir bem na própria pele, se aceitar completamente; e perceber seu valor interno, intrínseco. Isso não tem preço. É a coisa mais importante para um ser humano. E não é possível etiquetar em reais. Beijo grande! E que você tenha sempre uma vitória por dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

UM POUCO DE BEM E UM POUCO DE MAL. É SÓ MISTURAR COM ÁGUA.

Trabalho com comunicação há cerca de 10 anos.
.:.
RADIALISTA - Locutora profissional em espera telefônica, URA, spot comercial, corporativo, documentário, video-aula, áudio book, varejo, cerimonial e locução infantil.
.:.
PUBLICITÁRIA - Redação, desenvolvimento e criação de campanhas, comerciais, slogans e jingles.
.:.
EAD - Coordenadora de produção de material didático para Ensino a Distância
.:.
CONTATO
deborapodda@gmail.com
(11)95823-9013
.:.
*moro em São Paulo
*tenho duas filhas de 4 patas
*adoro cozinhar e comer
*palmeirense
*tenho transtorno compulsivo depressivo, em tratamento

ESSE BLOG serve como uma terapia para exteriorizar meus pensamentos, perceber minhas necessidades de mudança, avaliar meus erros e acertos, virtudes e defeitos.
Aqui tem minhas tristezas e alegrias. Meus sonhos, planos e conquistas.
Tem me ajudado! Espero que ajude você a também ter uma vitória por dia.
Um beijo.

Instagram

Minhas fofuras Brinquedo coletivo O brinco maravilhoso que a @kzonzini me deu
%d blogueiros gostam disto: